Pelo terceiro ano consecutivo, o Circuito Cultural Duke Energy leva o projeto Auto de Natal a cidades paranaenses e paulistas da Bacia do Paranapanema. A companhia patrocinadora – que detém a concessão de oito hidrelétricas no Rio Paranapanema – proporcionará o espetáculo, que é montado pelo grupo Teatro de Tábuas, gratuitamente para 17 comunidades. No Norte Pioneiro, receberão o projeto os municípios de Jacarezinho, no dia 19, e Carlópolis, no dia 20. A cada ano, uma nova peça é encenada, sempre em espaços públicos e voltada a espectadores de todas as idades.

Com uma exclusiva estrutura itinerante, o Teatro de Tábuas circula neste ano com o espetáculo “Brasil Futebol Clube”, uma homenagem à Copa do Mundo de 2014, o maior evento esportivo da história o País. Uma equipe de mais de 40 pessoas está diretamente envolvida na realização: 12 bailarinos, seis atores, quatro músicos, quatro cantores, dois acrobatas, e mais a equipe técnica, de produção e logística.

“Tudo para levar a magia das festas de Natal às comunidades, em enredos que emocionam as pessoas ao reunir teatro, circo, dança, música e vídeo”, comenta a gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy, Ana Amélia de Conti Gomes. “Esperamos, mais uma vez, uma grande adesão do público para esta festa comunitária, de modo que o Auto de Natal repita o sucesso das edições anteriores”, complementa.

Histórias Universais

O Auto de Natal conta histórias universais e criativas, que trazem mensagens fraternas, desprendidas de qualquer ligação religiosa, capazes de tocar públicos de todas as idades, crenças e classes sociais. Em “Brasil Futebol Clube”, os espectadores se verão representados na condição de torcedores, nas arquibancadas e em frente à TV, onde se desenrolam as alegrias e angústias de ser um fã do esporte no País do futebol.

O palco do Auto de Natal é montado sobre uma carreta de 15 metros. Ao centro, um campo de futebol, ao fundo um painel de LED e nas laterais, cubos giratórios compõem o cenário inovador deste ano. A carreta é colocada sempre em praça pública, onde a comunidade usufrui gratuitamente do espetáculo, que é livre e aberto à população.

CIRCUITO CULTURAL

Neste segundo semestre de 2013, o Circuito Cultural promovido pela Duke Energy na região da Bacia do Paranapanema visitou 47 cidades dos estados de São Paulo e Paraná com apresentações do espetáculo teatral “Arca da Mata” e do projeto Estradafora, de cinema e teatro, ambos conduzidos pela ONG Teatro de Tábuas. Essas atrações culturais públicas e gratuitas alcançaram 23.662 expectadores. O roteiro está se completando em dezembro, com as apresentações do Auto de Natal.